quinta-feira, março 26

Sai o relatoriode mudanças climaticas do IMPE

O Inpe(Instituto de pesquisa espacial) está divulgando um relatório de mudanças climáticas. Por favor, leiam isso antes de pronunciar essas duas palavras em uma conversa, e evitem a boçalidade e o senso comum.(sei que meus leitores estão longe disso, mas vai saber quem pode ler isso).

Mudanças Climáticas

Minha opinião de meteorologista, sobre mudanças climáticas, é a mesma de meu prof. de climatologia: é uma questão de microclima. As cidades estão maiores e a crescente cobertura de asfalto e concreto aumenta e essas ilhas de calor(sim, as cidades são ilhas de calor!), elas aumentam de tamanho e se intensificam, por isso não são usados dados urbanos para muitos fins meteorológicos, eles não são tão representativos das condições reais da atmosfera. Já a atmosfera não há esse aumento na temperatura que sentimos (ela está acontecendo apenas onde estamos afinal).

Se tivermos um sensor em uma cidade no meio de uma praça. Qualquer alteração do asfalto que a rodeia, alguma construção ou a simples poda de algumas árvores pode dar diferenças significativas nas medidas. Mas a questão é se o planeta, ou seja, na ordem de 10 elevado na 13 toneladas de ar, podem ser alteradas assim.

O único modo de alterar a temperatura global, é se tivermos mecanismos que permitam que o balanço de energia seja sempre positivo, mas não é oque ocorre.

Este mesmo professor tem um trabalho que diz que a temperatura global está diminuindo, As cidades é que estão mais quentes(uau que surpresa!). E que as calotas polares daqui do sul estão na verdade mais espessas, os nossos amiguinhos do norte que estão com diminuição das deles(outra coisa fantástica!).

Bem, a informação é controlada por quem? quem tem credibilidade para dizer e ser ouvido pelo mundo e formar uma opinião conveniente, mesmo que absurda sobre a realidade?Outra opinião que eu sustento é a de E. N. Lorenz. Ele afirma que a atmosfera por ser um sistema altamente não-linear possui vários modos de oscilação e para períodos de tempo longos(décadas talvez) ela pode ser considerada caótica - com previsões impraticáveis - e portanto em pontos críticos nos quais essas mudanças de modo ocorrem. Essas mudanças de modo são mecanismos naturais de reestruturação reequilíbrio de energia naturais como a circulação geral, ventos, chuvas e fenomenos em todas escalas na atmosfera.

Edward Norton Lorenz , o pai da teoria do caos.
Mais sobre Lorenz.

Nenhum comentário:

Post Relacionado