segunda-feira, agosto 31

Baden Baden - Golden Ale

A Golden Ale é uma cerveja produzida em Campos do Jordão pela Baden-Baden, de fazer inveja a muitas cervejas importadas. Uma Ale feita de trigo e com a adição de Canela, não é o tipo de cerveja que eu curto (mais), mas realmente surpreendeu.

Golden Ale

Estilo: Ale
Graduação: 4,2%
Fábrica: Baden-Baden

Cerveja de coloração dourada e espuma bege, cremosa, bem desenvolvida, duradoura e com transição exelente. Aroma bem agradavel cítrico frutado e de malte, ao fundo alguma especiaria misteriosa. Sabor longo e com farias fazes, onde se destacam o sabor mais refrescante e alcólico do trigo primeiro, depois as especiarias e por fim o gosto é de malte um pouco adocidado e citrico com final seco de amargo a adocicado.

Veredicto: uma das poucas que eu realmente compraria denovo sem hesitar, mesmo não gostando de cervejas de trigo essa é especial.

Link extra: as receitas da Baden-Baden.

domingo, agosto 30

Cozinha Bavara

Fiz esta receita neste fim de semana para acompanhar umas Golden Ale que fazia tempo que não bebia.

Pequenas alterações foram feitas devido ao ingredientes que encontramos e também algumas quantidades foram alteradas, como Bacon extra.

Bolinhos de pão e bacon com molho cremoso de cogumelos

Ingredientes para os Bolinhos (rendeu uns 7 bolinhos):

150 g de pão velho
150 ml de leite
uma colher (sopa) de manteiga
150 g de Bacon
1 cebola

2 ovos

salsinha fresca
sal, pimenta preta
e noz moscada
pão torrado ou um pouco de farinha de rosca


Ingredientes para o molho:

uma colher(sopa) de manteiga
meia xicara de cebolinha fresca picada
250 g de cogumelos

1 tablete de caldo de legumes diluído em 300 ml de água quente
150 ml de nata
sal, pimenta preta e noz moscada

Método:

Para o molho: Colocar a manteiga para derreter em uma panela ou frigideira, adicionar a cebolinha e em seguida os cogumelos picados. Quando estiver refogado adicione o caldo de vegetais e o tempero. Misture por 1 minuto. Em seguida adicione a nata e deixe levantar algumas bolhas. Desligue o fogo.

Para os bolinhos: despedaçar o pão e por em uma vasilha com o leite morno e deixar por 10 mim.
Refogar na manteiga o bacon e a cebola cortados em pedaços bem pequenos.
Deixar esfriar um pouco o bacon e a cebola.
Misturar a mão os ingredientes fritos com o pão e leite descançados e os ovos e salsinha fresca e tempere com sal, bastante pimenta e a noz moscada.
Se a massa estiver grudenta demais, esmagar o pão torrado e misturar junto até ficar com uma consistência que permita fazer os bolinhos na palma da mão.
Ferver uma panela de água e jogar os bolinhos dentro, depois de um tempo cutucar os bolinhos, quando eles subirem retirar.

Assim que retirar os bolinhos da áqua, por dentro do molho e deixar ao fogo até ferver.

Resultados e Discussão:

Renderam ótimos bolinhos, de gosto forte. Fiz o dobro dessa receita e comemos metade. Então esta receita funciona muito bem para alimentar duas pessoas que comem bem.

Conclusão:

Receita brutal e altamente satisfatória, funcionou bem com as Golden Ales, Strong Golden Ale da Eisenbahn e Golden Ale da Baden Baden.

Infelizmente não tirei foto [máquina estragada].

Ficaria melhor com mais Bacon.


Ref: site com a receita original. Altamente aconselhável.

sexta-feira, agosto 28

Lembre Sempre...

Se tem uma coisa que eu realmente não gosto é de gente que despreza as leis da física e dizem merdas do tipo "não estou interessado em teoria mesmo, me interessa a prática", e por isso passam por sima de algumas leis mais básicas da física.

Eu acho que elas são particularmente úteis na descrição de processos físicos dos mais corriqueiros, como uma xícara de chá aquecida no microondas (já vi trabalhos muito bons que associavam essa simples xícara com teoria do caos) e são de grande utilidade prática e argumentativa.

E Toda física clássica, por concequencia toda física, é baseada em poucos preceitos básicos simples.

As 3 Leis da Mecânica Clássica, ou leis de Newton:

Lei ou lei da INERCIA: a quantidade de momento se conserva. ou seja oque está parado fica parado e oque se move continua, até alguma força ser aplicada ou o somatório das forças ser diferente de zero. Se algum referencial se move e não há uma força agindo, temos uma força aparente que pode ser removida mudando o referencial.

Como a quantidade de movimento ou momento é
P=m.v ,
alterar a quantidade de movimento quer dizer acelerar uma determinada massa aplicando uma força.

2ª Lei ou principio da MECÂNICA: e a mudança da quantidade de movimento ocorre na direção da força força aplicada e é inversamente proporcional a massa. Ou simplesmente F = m.a .

3ª Lei ou AÇÃO E REAÇÃO: essa é simples, para cada ação existe uma reação de igual intensidade e direção oposta [R=-F]. Para andar você aplica uma força para baixo e para traz no solo, a força para traz produz uma força de reação em você e impulsiona para frente de acordo com as primeiras leis, a componente aplicada para baixo gera uma reação para cima, que compensa a força da gravidade.

Ainda pode-se considerar como básica a lei da gravitação, que associa a toda matéria a propriedade de atrair matéria. proporcional ao produto das massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância.

Então, a Física é ou não é bonita? é sim.

segunda-feira, agosto 17

Coopers Brewery

Entrando finalmente as férias, devo escrever aqui mais sobre cerveja. Afinal nem só de Morte e Destruição vive um Bárbaro.

A Coopers foi uma pequena fábrica familiar de cerveja, fundada pelo Thomas Cooper em 1862, numa região chamada Adelaide, ao sul da Australia. Sua cerveja tinha certas caracteristicas únicas que ficou sendo conhecida também como Adelaide Sparkling Ale.

Coopers Sparkling Ale
Estilo: Golden Ale
Graduação: 5,8%
Fábrica: Coopers Brewery

A Sparkling Ale tem uma cor dourada e opaca, e até suja (sim uma cerveja suja é oque ah!), com algumas particulas que ficam em suspenção bem no meio do copo, com uma espuma rala e rápida, desenvolveu a alta carbonação esperada das Sparkling e inclusive provocou aquele suor na volta do copo devido aos processos de escape do gaz (que absorve um pouco de calor e gela a cerveja e o liquido :: bonus).
De aroma médio, pouco frutado e de pão e cereais e algumas notas citricas. Seu gosto é leve e refrescante devido a forte carbonação e seu final amargo com gosto de minerais e cereais.

Coopers Original Pale Ale
Estilo: Pale Ale
Graduação: 5,8%
Fábrica: Coopers Brewery

A Original Pale Ale não se diferencia tanto da Sparkling Ale, mas mesmo assim a soma das diferenças é grande: a Principal diferença está na carbonação.
De cor amarelo-clara a dourada e partículas suspensas e ao fundo do copo essa cerveja tem um aroma forte amargo e de mato. sem muita espuma e muita frescura mesmo!
Sabor longo de cereais e floral, com um final amargo. Cerveja com corpo médio apezar de menos carbonada sua carbonização ainda está entre média e alta.

Veredicto: Ambas são fantásticas, mas a Original Pale Ale está escolhida como melhor Pale Ale já experimentada aqui, seu gosto é mais marcante e a carbonação extra da Sparkling Ale atrapalhou um pouco sua degustação, talvez ela funcione melhor com temperaturas mais quentes ou com comida mais apimentada que pedisse pimenta.

A OPA foi muito mais forte e direta.

Post Relacionado