sexta-feira, agosto 28

Lembre Sempre...

Se tem uma coisa que eu realmente não gosto é de gente que despreza as leis da física e dizem merdas do tipo "não estou interessado em teoria mesmo, me interessa a prática", e por isso passam por sima de algumas leis mais básicas da física.

Eu acho que elas são particularmente úteis na descrição de processos físicos dos mais corriqueiros, como uma xícara de chá aquecida no microondas (já vi trabalhos muito bons que associavam essa simples xícara com teoria do caos) e são de grande utilidade prática e argumentativa.

E Toda física clássica, por concequencia toda física, é baseada em poucos preceitos básicos simples.

As 3 Leis da Mecânica Clássica, ou leis de Newton:

Lei ou lei da INERCIA: a quantidade de momento se conserva. ou seja oque está parado fica parado e oque se move continua, até alguma força ser aplicada ou o somatório das forças ser diferente de zero. Se algum referencial se move e não há uma força agindo, temos uma força aparente que pode ser removida mudando o referencial.

Como a quantidade de movimento ou momento é
P=m.v ,
alterar a quantidade de movimento quer dizer acelerar uma determinada massa aplicando uma força.

2ª Lei ou principio da MECÂNICA: e a mudança da quantidade de movimento ocorre na direção da força força aplicada e é inversamente proporcional a massa. Ou simplesmente F = m.a .

3ª Lei ou AÇÃO E REAÇÃO: essa é simples, para cada ação existe uma reação de igual intensidade e direção oposta [R=-F]. Para andar você aplica uma força para baixo e para traz no solo, a força para traz produz uma força de reação em você e impulsiona para frente de acordo com as primeiras leis, a componente aplicada para baixo gera uma reação para cima, que compensa a força da gravidade.

Ainda pode-se considerar como básica a lei da gravitação, que associa a toda matéria a propriedade de atrair matéria. proporcional ao produto das massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância.

Então, a Física é ou não é bonita? é sim.

Nenhum comentário:

Post Relacionado