quarta-feira, outubro 21

Leffe Blond & Leffe Brown


"A abadia de Notre-Dame de Leffe foi fundada em 1.152 às margens do rio Meuse, na província de Namur, região sudoeste da Bélgica. O local, chamado Valônia, é umas das três regiões autônomas do país e a língua oficial é o francês. Como em muitos mosteiros da Europa, a abadia fabricava sua própria cerveja. Utilizando conhecimentos e receitas passadas de geração a geração e ingredientes nativos da região, os canônicos desenvolveram uma receita única de Ale.

Com o passar dos séculos, a abadia passou por tempos difíceis. Foi destruída por enchentes, fogo e por tropas durante guerras e revoluções. Após inúmeras interrupções na fabricação de cervejas, os canônicos retornaram a produção em 1952. Atualmente, são produzidos cinco estilos de cerveja Leffe, e a marca pertence a InBev*, que continua pagando royalties para a abadia." [fonte]

Eis duas cervejas que eu gostei muito de tirar do meu cesto de pão liquido(quando eu ganhei ele já tinha esse nome). E deveria ter tomado antes essas Belgas inigualáveis e brutais:

Leffe Blond

Estilo: Belgian Strong Ale/Belgian Blond Ale
Graduação: 6,5%
Fabrica: Leffe

Esta cerveja, assim que foi aberta, emanou um ótimo cheiro que traduz muito bem a vontade que o malte estava de voltar ao mundo e mostrar tudo oque ele havia se tornado...

Cheiro bom de malte com notas de frutado, toffee, queijo, nozes, pão e até manteiga; Já no copo ela apresentou cor dourada bem reluzente com carbonação vivida e espuma clara, duradoura e abundante; Também tem um corpo forte com os sabores acidos e de malte definidos e predominantes com o doce e amargo reforçados e principalmente ácida(frutada); de final longo e duradouro.

Veredicto:
Primeira vez que provo uma cerveja desse estilo, fiquei bem impresionado com o corpo e sabor dessa cerva e não achei tão frutada quanto eu achava que esse estilo seria. Extrema de boa.


Leffe Brown

Estilo: Belgian Dark Ale
Graduação: 6,5%
Fabrica: Leffe

Esta foi outra que invadiu a sala com seu cheiro, mas foi mais uma provocação que uma exibição... era para sabermos que não se tratava de uma simples cerveja escura.

Liquido agitado de coloração turva e com carbonação média, boa formação de espuma bege e duradoura; Apresentou aroma intenso de nozes, aveia e toffee; Cerveja de corpo forte e azedo, amargo e ácido marcantes e final muito duradouro. Cerveja forte, mas não chega a uma Caracu.

Veredicto: Yeh cerveja que diz "eu sou forte", que venham mais! extrema de boa. Vou comprar um copo desses também para a próxima vez que conseguir alguma Leffe (espero que seja em breve).
NOTA:
*InBev é uma companhia de bebidas global formada em 2004 através da fusão da empresa brasileira Ambev e a belga Interbrew, 14% do mercado mundial de cervejas. É a cervejaria dominante na Bélgica, Brasil e grande parte da Europa Ocidental.

A empresa detém mais de duzentas marcas de bebidas como: Stella Artois, Brahma, Skol, Antarctica, Beck's e Leffe. Emprega 85 mil pessoas e opera em 32 países da América, Europa e Ásia. É a maior cervejaria do mundo em termos de volume de produção, com vendas, segundo o site da empresa, de 274 milhões de hectolitros em 2007.

Em 2008 comprou a Anheuser-Busch fabricante da cerveja mais vendida dos EUA, a Budweiser, formando a maior cervejaria do mundo.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2 comentários:

Jull disse...

eu querooo *_____*

Disneylandias.BlogSpot.Com disse...

Hah, eu sabia que as Leffe não iam te decepcionar ;)

Post Relacionado