quinta-feira, junho 18

Aquecimento? Certeza?





(o resto é só seguir os links)

Apesar de ser uma verdade muito conveniente ao governo norte-americano eu ainda acho que é a verdade, não existe aquecimento global.

O clima local está mudando e computando essas mudanças elas totalizaram em resfriamento. O termo global que é o problema: ele implica que a terra está acumulando energia térmica e a culpa é do gás carbônico e o vapor d'água. Acontece que a presença de vapor d'água é altamente dependente da temperatura e o mesmo ocorre com as concentrações de CO2.

A atmosfera pode oscilar de vários modos e apresentar vários comportamentos complexos e de várias escalas de tempo e espaço para ser considerada um sistema linear, é muito pelo contrario um sistema altamente não-linear. Navier-Strokes (a Equação do movimento usada na hidrodinâmica e por consequência na Meteorologia) é um dos grandes desafios da matemática, nunca foi achada uma solução analítica, e inclusive a teoria do caos surgiu de um artigo que apenas queria estudar o problema simples de convecção que envolvia essa equação.

Simplificações a parte, o que notamos do tempo e suas mudanças não são uma boa base, as tendências e médias de temperaturas do mar por exemplo oscilam em frequências decadais, lembra de como foi a temperatura de 10 anos atrás?

Mas uma coisas é certa: a temperatura nas cidades deve estar realmente subindo, e deve subir mais, com áreas cada vez maiores sendo asfaltadas e superfícies cobertas que ficam sem umidade (um controlador térmico) e também com maior absorção de calor (menor albedo), portanto não só aumentando a temperatura máxima, mas também aumentando a amplitude térmica.

PS1: Mas não temam eu estou falando de efeitos locais, o futuro será confortável como deitar encima do asfalto num dia de sol, vai ser quente nas cidades altamente urbanizadas, mas isso não significa que o mundo precisa ser salvo por um bando de ecologistas que não têm noção sobre o que falam.

PS2: me obriguei a ver todos os vídeos, na verdade o motivo do governo americano estar nessa (pelo menos por enquanto) é ter controle sobre quem usa quais recursos. É o velho Tio San de sempre fazendo sempre a mesma bosta por você [a última parte(9) tem os detalhes dos intereces].

Nenhum comentário:

Post Relacionado