domingo, maio 10

Schmitt e Eisenbahn

Esse fim de semana foi a vez de colocar a prova a Pale Ale da Eisenbahn e a Sparkling Ale da Schmitt e tentar harmonizar com alguma coisa.

A primeira a ser provada foi a Pale Ale, termo usado para as cervejas de alta fermentação claras a cobreadas; poucas microcervejarias fazem esta cerveja por aqui e portanto é um tipo de cerveja que o pessoal geralmente importa, mas temos a sorte de ter a Eisenbahn por perto e essa cerveja inclusive saiu bem em conta no nacional.

A Pale ale é uma cerveja cor de cobre e limpida com quase nada de gáz e faz pouca espuma. É uma cerveja que não se deve tomar muito gelada pois perde seu gosto a temperaturas mais baixas. tem gosto encorpado de sabor complexo frutado e lupulado, sem traços da fermentação e com notas de cereais, bem equilibrada.

Ela harmonizou bem com pão salsichas fritas e queijo provolone, alem de uma maionese de pimenta preparada com um molho de pimenta caseira. Harmonizar isso foi muito bom, foi possível perceber melhor alguns sabores da cerveja por comparação e semelhança.

Mas a grande(e põem grande) vencedora foi a Sparkling Ale, ela é fermentada na garrafa como todas as cervejas da Schmitt e estava numa temperatura mais próxima a da ideal para sua degustação(a Pale Ale estava muito gelada, ela criou uma bela camada fina de gelo no copo) e inclusive chegou a congelar na garrafa, nada que alterou a cerveja.

A Sparkling Ale é uma cerveja extra-carbonada com espuma cremosa e duradoura, que passa por um processo de dupla fermentação em garrafas de champagne(quase não compro ela por esse enganador detalhe), ela é uma cerveja muito clara e opaca. Com muito gáz que lembra um pouco champagne e tem aquele gosto de ale: frutado e com forte gosto de cereais e notas de pão(sobra pouco gosto da sua fermentação dupla).

Ela harmonizou bem com um queijo cremoso mais fraco que tinha umas sementes...sei lá o nome.

Um comentário:

Saoki disse...

O queijo era Tilsit com Kammas (que são as sementinhas).
E Sparkling Ale ruleia! ^___^

Post Relacionado