segunda-feira, fevereiro 22

OPA & Fish and Chips

Um prato tipicamente Inglês é Fish and Chips (peixe + batata fritos), e para acompanhar este prato típico de operários, uma Porter, cerveja tipicamente dos portos e operários, que além de combinar Harmoniza muito bem.

Primeiramente a receita:
-Peixe (uns 400g/pessoa);
-Farinha de trigo (150gr de farinha por 400g de peixe);
-Cerveja ou água minareal com gáz (100 ml ou menos por 400g de peixe);
-Uma ou duas batatas por pessoa;
-Um pouco de sal;
-Molho Inglês.

O peixe que usei foi Anchova, por não ter achado um Linguado fresco no mercado público. Primeiro cortar o peixe, de preferência com uma faca bem afiada, se o peixe ficar meio detonado não tem problema.

Em seguida salgue e passe o peixe em farinha.

Com a cerveja, eu usei um pouco da OPA Weisenbier, e farinha fazer uma massa de consistência que escorra, não coloquei sal mas pode ser colocado. Passar o peixe salgado e farinhado nesta massa e jogar em óleo bem quente. Ele frita rápido uns 4 pedaços por vez para cosinhar bem e não queimar muito rápido.

A batata é frita no mesmo óleo e lembrando que colocar uma cerveja boa na comida não é um desperdício, muito pelo contrário, a maior parte foi bebida e ela só melhorou este prato.

Salgar a batata e comer com muito molho inglês talvez um limão e o mais importante com uma boa cerveja Porter.

Cerveja Porter Estilo: Brown Porter
Graduação: 4,6% ABV
Fábrica: OPA BIER

Cerveja de coloração marrom/quase-preta e opaca, de pouca espuma e aroma de torrado. No paladar se mostrou amarga e com gosto de café e alcoólica. de final amargo e alcoólico.

Veredicto: Ótima pedida. Uma das poucas Porters Brasileiras, uma das poucas cervejas fortes feitas aqui, indispensável nos próximos peixes fritos.

Cerveja Weiss

Estilo: Weizen
Graduação: 6,8% ABV
Fábrica: OPA BIER

Cerveja com aroma de pão (fermento e trigo) e quase sem notas frutadas esperadas no estilo, boa formação de espuma e carbonação vivida. De coloração amarelada e opaca, com alguma deposição no fundo. Tem um leve amargo e um doce bem equlibrado, e de corpo médio.

Veredicto: ótima na massa, não sou tão fã deste estilo, mas vale a pena.

Cerveja Pale Ale

Estilo: American Pale Ale
Graduação: 4,8 ABV Fábrica: OPA BIER

De coloração amarela/caramelo limpida e espuma rala. Pouco e fraco cheiro de alcóol e lúpulo(amargo). No paladar apresentou um fraco gosto amargo e um pouco de malte. sem retrogosto.

Veredicto: fraca

site da OPA BIER Joinville.
site de COMIDA.

Nenhum comentário:

Post Relacionado